Dia 2 de Fevereiro se aproxima trazendo consigo o Sabbath de Imbolc no Hemisfério Norte e o Lughnasadh no Hemisfério Sul, falarei primeiro sobre o Imbolc, na próxima postagem, escreverei sobre o Lughnasadh..
O Imbolc celebra o fim do Inverno, para os povos celtas, era tempo de homenagear Brigit, deusa do fogo que mantinha os lares aquecidos através das lareiras, o inverno na Europa é muito rigoroso, por isso, os povos antigos pediam a Brigit que os protegesse durante esta difícil época. Também neste período, o Deus que acabou de nascer está se fortalecendo para reinar quando o verão chegar, por isso é uma festa que celebra também a juventude de todos aqueles que vão começar a seguir seu caminho, seja ele espiritual ou no trabalho, no amor, enfim, os jovens também são homenageados nas comemorações de Imbolc.
Os povos celtas acendiam uma grande fogueira para Brigit e o fogo das casas era apagado para ser reaceso depois com os restos da fogueira.
A neve ainda cobria a terra, mas a vida já começava a florescer sob a neve. Logo a primavera daria seus primeiros sinais.
Atualmente, o Imbolc é um ótimo período para fazer novos planos, projetos e começar uma nova vida pois é uma época de renascimento.
Se quiser celebrar o Imbolc, abra o círculo e acenda seu caldeirão ou uma vela vermelha para Brigit, declame poemas feitos por você mesmo em homenagem ao Sabbath, não se esqueça de invocar a Deusa e o Deus. Você pode dançar também pois é uma celebração, um momento de alegria e recomeço.
Depois, pode queimar seus pedidos e agradecimentos no fogo da vela ou do caldeirão.
Os Sabbaths são dias muito fortes e têm grande influência na energia dos dias que os antecedem pois, portais se abrem trazendo toda magia dos deuses e povos que os celebravam.
Por experiência própria, posso dizer que é muito bom acompanhar a Roda do Ano celta, pois asssim, aprendemos a entrar em contato com as Estações do ano e a acompanhar os ciclos da natureza, podemos nos sentir mais completos e protegidos pois estamos nos aproximando da Mãe Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário