quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Lughnasadh ou Lammas

Hoje, celebramos o Lughnasadh no Hemisfério Sul; no Hemisfério Norte é celebrado no dia 1° de Agosto.
Também conhecido como Lammas, este festival marca a primeira colheita da Roda do Ano celta. A Deusa assume o aspecto de Senhora dos Grãos, e o Deus assume o aspecto de Senhor do Sacrifício. O Deus Lugh era homenageado nos ritos deste Sabbath, daí o nome Lughnasadh que significa " festa de Lugh ".
Durante as celebrações, os antigos agradeciam pela colheita e pediam que a próxima também fosse farta, costumava-se fazer bonecos recheados com milho que eram queimados nas fogueiras para simbolizar o sacrifício do Deus que morria para poder garantir a próxima colheita.
O sacrifício do Deus é um simbolismo, ele nasceu em Yule, no auge do inverno trazendo consigo o prenúncio do verão, quando ele chega à juventude, se une à Deusa em Beltane para fertilizar a terra sob o aspecto de Deus Sol; em Litha, ele atinge o auge de seu poder, o auge do verão, mas começa a enfraquecer, e agora em Lughnasadh, ele se prepara para o sacrifício, voltará ao ventre da Deusa, que representa a terra, morrerá em Samhain, mas renascerá em Yule, basicamente, este é o ciclo do Deus, era assim que os celtas entendiam as mudanças de estação, os ciclos da natureza, os ciclos da nossa vida.
Você pode comemorar Lughnasadh fazendo um pão que deve estar no altar ao lado de uma taça de vinho ou suco de uva, faça um poema em homenagem ao Sabbath e consagre os alimentos, pode comê-los depois. Aproveite e faça seus pedidos, livre-se de tudo o que é antigo e te atrapalha, peça por novos caminhos e uma nova vida.
Pode queimar seus pedidos no caldeirão ou na chama de uma vela e agradeça aos deuses pela fartura, pela comida que tem à mesa todos os dias, é importante dar valor a isso; mesmo que você não plante seus próprios alimentos, você trabalha para poder comprá-los, então, agradeça por isso e peça por mais prosperidade.
Um feliz Lughnasadh!